Sem dúvidas, o chão de fábrica é o coração de qualquer indústria. Exatamente por isso que ter um bom planejamento e controle da produção é essencial para manter tudo em pleno funcionamento e evolução constante.
O setor industrial aumenta cada dia mais o nível de concorrência, o que traz como consequência a diminuição dos preços de venda. O setor produtivo percebeu que não basta apenas produzir mais, o consumidor exigente quer diferencial com preço justo. Diante disso, surge a necessidade de um controle de produção preciso, com foco em melhorias, visto que o processo de fabricação de um produto deve obedecer a critérios rigorosos que agregam valor ao consumidor.
O planejamento e controle da produção tem como finalidade a atuação nos processos de fabricação, a fim de aumentar a eficiência e eficácia .
Nesse contexto, nota-se que o setor de produção está intimamente ligado com o sucesso da negociação com o cliente. Hoje, a velha estratégia da produção em massa já não funciona mais. O que traz resultado e aumenta o sucesso da indústria é apresentar flexibilidade e manter o foco em atender as diversas necessidades dos clientes.
A partir do momento em que a fábrica investe em um sistema de gestão de PCP há uma redução considerável do tempo de ociosidade das máquinas. Além disso, é possível planejar todo o processo de produção e organizar as operações pendentes por recurso produtivo.
Como consequência benéfica, temos o aumento da produtividade, o que resultará em um impacto muito grande na lucratividade da indústria.
Dependendo do porte da fábrica, o acompanhamento do andamento da produção é complexo e ineficiente. Para gerenciar com precisão, estabelecer métricas e monitorar o andamento das operações em tempo real, a utilização de um sistema de gestão se faz necessária.
Com isso, fica muito mais prático, rápido e eficaz o acompanhamento de toda a cadeia produtiva, desde a data de entrega, etapa da produção até a conclusão de cada processo. O resultado é a eliminação de falhas, cumprimento de prazos e fim de imprevistos que causam prejuízos.
A falta de recursos pode desacelerar o processo de produção. A partir do momento em que o gestor tem em mãos um sistema eficiente, é possível identificar pontos críticos de atenção, evitar a ociosidade das máquinas e aumentar a produtividade diária.
Além disso, o sistema de gestão de PCP detalha informações essenciais para tomadas de decisões estratégicas que colaboram com melhorias do setor.
O gestor que não tem conhecimento sobre essas informações, possivelmente sofre com a baixa lucratividade e altos custos de produção. Com a ajuda de um software de gestão e controle de produção fica muito mais fácil detalhar os custos reais da produção de um determinado produto, assim como determinar a margem de lucro e o preço ideal de venda.
Para o gestor que não tem controle sobre as ordens de produção do chão de fábrica, fica cada vez mais complexo o trabalho de programar as produções diárias. Com isso, aumentam os problemas com entregas fora do prazo e consequentemente a insatisfação dos clientes, que precisam saber o andamento dos seus pedidos em produção.
Como você pôde perceber, a falta de controle e planejamento do chão de fábrica é um perigo para o futuro de uma indústria. O primeiro passo para lidar e evitar todos os problemas que possam atravancar o processo produtivo é ter em mãos uma ferramenta potente para gestão do chão de fábrica.
Contudo, a escolha de um bom sistema de gestão não pode ser feita às cegas ou de forma desmedida. É preciso alinhar os objetivos da empresa aos recursos e processos já existentes para que os resultados sejam obtidos ao longo do tempo e ainda assim haja possibilidade de melhorias e expansão de toda a cadeia produtiva.
A GTR apresenta o GTR-Olho Vivo, uma ferramenta completa que tem foco na produtividade, olho nos resultados e visão ampla de negócio. É uma plataforma MÊS (Manufacturing Execution System), que tem como finalidade expandir a gestão da administração do OEE e incremento dos processos produtivos das mais diversas empresas.
Com uma integração e suporte a sistemas corporativos como o ERP e MRP, permite ao administrador planejar sua produção, estipular metas diárias, acompanhar a evolução da produção, comparar momentos distintos no processo, controlar prazos, performances de profissionais envolvidos, departamentos, recursos, dentre outros.
Conheça mais sobre a GTR Consultoria e saiba como podemos te ajudar a melhorar o controle e planejamento do chão de fábrica da sua indústria!