Um dos objetivos da indústria moderna é identificar meios viáveis para otimizar seus processos operacionais, mas diante dos desafios trazidos pela transformação digital, a tecnologia se torna indispensável e, ferramentas como o apontamento de produção, passam a ser o divisor de águas na geração de resultados.
Se considerarmos que cada chão de fábrica é único e detém necessidades específicas que precisam ser abarcadas por um planejamento coeso, e pela adoção de recursos que reduzam a complexidade do fluxo de trabalho, o apontamento é a melhor alternativa.
Entretanto, caso você não conheça essa ferramenta a fundo, não se preocupe, pois no conteúdo de hoje a GTR traz detalhes inerentes à tecnologia ideal para sua indústria. Então, acompanhe a leitura e aproveite as dicas!
O apontamento de produção pode ser compreendido como um sistema composto por diversas ferramentas automatizadas. É um processo responsável por monitorar e registrar cada etapa que um produto percorre nas linhas de produção da indústria.
Com isso, a gestão industrial conhece com exatidão o início e o término do faseamento produtivo, além das ocorrências negativas.
Outro direcionamento desse conjunto de ferramentas de automatização é absorver informações e dados operacionais do chão de fábrica. Por conseguinte, a geração e análise de dados viabilizam insights assertivos aos times de controle de produção.
A partir disso inicia-se a etapa de elaboração de estratégias visando o fortalecimento do planejamento.
Afinal, é como se os gestores conhecessem cada aspecto do fluxo de produção e tivessem o discernimento para implementar melhorias e mudanças.
Por sua vez, tal ação traz mais alinhamento, por exemplo, entre a gestão de estoque e os insumos necessários para atender o Planejamento de Produção previamente designado às linhas produtivas.
Vale salientar que cada indústria deve praticar o apontamento produtivo com base em seu chão de fábrica. Os gestores e líderes precisam levar em conta as demandas atuais, os níveis de estoque, equipamentos disponíveis e qualidade da mão-de-obra.
A combinação destas variáveis ajuda na criação de um planejamento com o DNA da organização, ou seja, há maior espaço para acertos e sucesso estratégico.
Geralmente as indústrias têm ao alcance 2 principais tipos de apontamento: apontamento de produção em tempo real e apontamento de produção retroativo.
O segundo método em particular, é desempenhado manualmente e, toda informação coletada ao longo das etapas, é gerida e interpretada com certo atraso pelos gestores. Desse modo, não é muito indicado para contextos industriais complexos.
O apontamento de produção em tempo real é o que as grandes indústrias utilizam para estruturar melhorias contundentes.
Nesse modelo, a aquisição de dados é ininterrupta e automatizada, resultando em análises mais completas e flexíveis. Embora represente um investimento maior, certamente oferece margem para lapidar de forma escalável o operacional.
Como você pôde notar até aqui, o apontamento é um processo imprescindível para otimizar as rotinas de trabalho.
No entanto, isso só acontece por meio da tecnologia, mais especificamente com a aquisição de uma Plataforma MES (Manufacturing Execution System).
Através da plataforma é viável desenvolver uma administração do OEE (Overall Equipment Effectiveness) e incrementar os processos produtivos.
Inclusive, é uma ferramenta capaz de dar o suporte para o MRP e ERP, melhorando o planejamento e evolução da produção. Veja 4 vantagens que sua indústria atinge com o sistema ideal.
Ao acompanhar todo o trajeto dos produtos na linha de produção e ainda analisar as informações do processo, o controle do estoque está nas mãos dos gestores.
Dessa maneira você sempre terá uma gestão de suprimentos sob controle, eficiente e equilibrada, pois é possível identificar cada material que sai e entra do armazenamento da indústria.
Já imaginou ser capaz de realizar uma apuração consistente dos custos intrínsecos aos produtos? Ou ainda saber a quantidade de insumos necessários para finalizar as ordens de produção em cada pedido?
É justamente esse conjunto de vantagens competitivas proporcionado pelo apontamento sólido que propicia a gestão de custos enxuta e livre de imprevistos.
Toda indústria tem dificuldades para gerenciar as ordens de produção com eficiência, principalmente quando não há um sistema por trás corroborando a tomada de decisão.
Já com o apontamento, os pedidos geram uma ordem de produção e o próprio sistema se encarrega de analisar a quantidade de insumo ideal para suprir a fabricação, rastreando e reservando estes materiais na sequência.
Com isso, cria-se uma previsibilidade de estoque e de produção, prevenindo potenciais prejuízos e desequilíbrio operacional.
Por último, mas não menos importante, temos a racionalização da aplicação dos recursos da indústria. Em outras palavras, o apontamento auxilia na divulgação em tempo real de potenciais anomalias que acontecem nos processos produtivos.
Tais anomalias podem se caracterizar de diferentes maneiras, como as paradas recorrentes de produção e dificuldades para evoluir os pedidos.
Todavia, a ausência do apontamento faz com que os gestores só consigam identificar esse desequilíbrio após o final da produção, isto é, no final do dia ou mesmo no dia seguinte.
Em resumo, o apontamento ajuda os gestores a acompanharem o desempenho esperado de cada recurso, favorecendo assim, a otimização na utilização da capacidade produtiva, que passa a ser racionalizada e altamente controlada.
É fundamental compreender que cedo ou tarde será preciso estimular o apontamento de produção focado na sua indústria, pois é a única maneira de crescer com escalabilidade e segurança.
Logo, quanto antes implementar as ferramentas necessárias, tão logo poderá colher os frutos de uma gestão industrial de alto desempenho e competitividade no mercado.
Independentemente de quando tomar a decisão, saiba que a GTR Consultoria se disponibiliza a acompanhar a evolução da sua organização, trazendo expertise aliada à tecnologia de ponta presente em nossas soluções e serviços.
Acesse para saber mais sobre nossa experiência no mercado, não deixe de acompanhar o Blog GTR e até breve!