Blog post

Descubra como montar e analisar os resultados obtidos, utilizando o Gráfico de Ishikawa

Por que usar um Gráfico de Ishikawa?

Ao analisar um problema usando o Gráfico de Ishikawa, é possível obter uma melhor compreensão das interações entre os diversos fatores que podem estar causando o problema, contando com a participação e a narrativa das pessoas envolvidas no processo o qual o problema é analisado, as soluções aplicadas tendem a ser mais eficazes e perenes. Em geral, estas soluções não só eliminam as causas identificadas, como aumentam a percepção da equipe, em  identificar vulnerabilidades que ainda nem aconteceram no processo. Por ser extremamente intuitivo, é uma ferramenta, que propõe uma visualização gráfica bem segmentada, beneficiando uma organização de raciocínio.

Seis elementos que compõem o Gráfico de Ishikawa       

O Gráfico de Ishikawa é representado com uma imagem de espinha de peixe, onde na cabeça do peixe, deverá ser declarado o problema e as possíveis causas deste problema, deverão ser declarados nas espinhas do peixe, que são 6, divididos sobre os seguintes fatores:

  1. Mão de Obra 
  2. Máquina
  3. Material
  4. Método
  5. Meio Ambiente
  6. Medida

  1. A Mão de Obra , traz a luz para a discussão o contexto acerca da rotina e tarefas das pessoas que realizam o processo;
  2. A Máquina , consiste em discutir sobre os aspectos e características que envolvem as máquinas, dispositivos e ferramentais utilizados no processo;
  3. O Método, aborda a maneira como o trabalho ou processo é executado
  4. A Medida, envolve os procedimento de medidas e controle, indicadores e metas de desempenho e ainda, a calibração de instrumentos de medição utilizados no processo
  5. O Meio Ambiente, abrange clima, layout e aspectos que envolvem o ambiente do setor onde o processo é realizado
  6. O Material, contempla os materiais que são utilizados no processo

Gráfico de Ishikawa na Prática 

O preenchimento do gráfico deverá contar, com a participação de uma equipe previamente eleita para a realização deste trabalho, esta equipe deverá contar com   a participação de pessoas envolvidas diretamente no problema escolhido para análise. 

Em seguida, conforme as causas forem apresentadas pela equipe, as mesmas deverão ser enquadradas nos fatores identificados na espinha do peixe - 6M´s. 

Durante a reunião, enquanto a equipe aborda as causas, no intuito de encontrar a causa raiz, uma ferramenta muito utilizada pelos mediadores, a fim de, alcançar causa raiz é os 5 Porquês da Qualidade.

O gráfico de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para melhoria contínua e toda conclusão obtida após a reunião, deverá ser o ponto de partida para um plano de ação.

Exemplo - Estudo de Caso

Fase 1 - [ Identificar Problema ] - Peças Manchadas

Fase 2 - [ Identificação das Causas ] 


Fase 3 -
[ Criação do Plano de Ação ] 

Para cada, causa raiz identificada na fase de análise, deverá ser determinada uma ação que mais tarde fará parte de um plano de ação com responsável, prazo, etc.

A GTR é uma empresa especializada em oferecer soluções em sistema para que sua equipe e os recursos em sua empresa alcancem os melhores resultados possíveis , seja através do uso de gráficos, relatórios ou outros tipos de soluções e ferramentas que se fazem necessários para a gestão diária do seu processo. Somos capazes de trazer benefícios significativos para o crescimento da sua indústria, colocando à disposição do seu projeto M.E.S, todo o conhecimento de mais de 18 anos, dos quais implementamos sistemas para o controle e gestão a vista e online da produção, em diferentes segmentos e portes de indústria. Com as nossas soluções, os dados da sua produção não ficarão mais soltos, e montar a estratégia com o suporte de um plano de ação, não será mais um desafio e sim um hábito.Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a implementar estas soluções.

© GTR 2017/2021. Todos os Diretos Reservados.
Central de Atendimento: 11 3467-0230
comercial@gtrconsultoria.com.br
Av Marquês de São Vicente, 2219 Cj. 201 N Perdizes - CEP 05036-040