Existe uma difícil missão para quem trabalha na área industrial: melhorar e otimizar os processos e aproveitar o avanço tecnológico. Mas, mais do que necessária, essa tarefa é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, e é por isso que o Plano Mestre de Produção precisa entrar em pauta.
Em 2022, as indústrias precisarão ter seus processos completamente integrados e otimizados dentro de um só sistema. A demanda acontece há anos, mas a pandemia de covid-19 acelerou o passo, e quem percebeu isso a tempo saiu na frente.
Desta forma, o Plano Mestre de Produção é uma boa maneira para entender como um sistema de gestão integrado pode alavancar a produção de sua empresa, além de cortar tempo e custos desnecessários.
Plano Mestre de Produção (PMP) vem do termo em inglês Master Production Schedule (MPS), e ele serve basicamente para organizar a rotina dos diversos processos dentro da indústria.
Da compra e armazenamento de matérias-primas à produção, embalagem e estoque. Tudo passa por um controle de quantidade, prazo de armazenamento e de qualidade, então, imagine que pode ser ainda mais fácil organizar cada etapa em um só sistema, o qual integra todas as informações.
O PMP tem a função de servir para organizar as informações e controlá-las após a aplicação do sistema escolhido
Há diversas vantagens em aderir ao Plano Mestre de Produção, mas há três que se destacam por sua abrangência. Veja:
A partir da adesão de um sistema próprio para integrar todas as informações de sua indústria, o PMP será a ferramenta através da qual você terá pleno controle. Com ele, diversos desafios do dia a dia são superados, como a compreensão da real capacidade de produção e de entrega nos tempos estimados.
Com o PMP, é possível estudar melhor o seu negócio, pois ele lhe apresentará informações reais do que está acontecendo em sua indústria.
A partir das informações colhidas, a previsão por demandas poderá ser feita, além da prevenção de ocorrências e correções mais dinâmicas de todos os processos.
Aplicar o Plano Mestre de Produção em sua indústria é a melhor atitude para ter o real controle sobre todas as situações. Com as informações colhidas e com o sistema certo, a otimização acontece de forma natural.
Para que isso aconteça, porém, você precisa dar o primeiro passo, e é isso o que GTR Consultoria faz: te apoia e te dá toda a assistência para que seu PMP seja aplicado e funcione muito bem.
Pois, o plano mestre sendo alimentado automaticamente ou eletronicamente pelos apontamentos da produção, permitirá que você tenha um painel de controle do seu PCP mais assertivo e com maior possibilidade de ajustes visando o menor prejuízo às entregas e aos custos da sua operação, pense sempre nisto;
Quanto está custando ao seu negócio toda a espera e esforço para serem coletadas informações verossímeis sobre; o quanto você já concluiu do que você se comprometeu a entregar ao seu cliente? Sendo que esta é uma das informações que dia após dia, você sempre terá a necessidade de que alguém na sua empresa, faça a varredura dos dados para que, quando houver dúvidas do seu cliente ou da equipe de vendas, os prazos sejam divulgados com o máximo de precisão, afinal, não é só preço e qualidade que sustentarão o seu negócio no mercado, a pontualidade também sempre será avaliada, valorizando sua marca e seu produto. Este ciclo de busca pela informação é recorrente e trabalhoso, imagine como será quando as informações forem diretamente ao seu programador de produção ou ao centro de controle de planejamento ... agora dê seu próximo passo e nos dê a oportunidade de ouvi-los e indicar a você a melhor forma de começar este jornada de mudança!